quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Varginha

"Uma alegre reunião de talento e competência”


Acontecerá em Varginha, no dia 13 de outubro, quinta, às 21h, no Theatro Municipal Capitólio, uma apresentação da renomada Banda Mantiqueira, considerada uma das mais importantes bandas instrumentais brasileiras. O concerto em Varginha faz parte do Projeto “BANDA MANTIQUEIRA – TURNÊ NACIONAL – 2011”, que inicia neste mês de setembro e foi aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com o patrocínio da Petrobras.  O concerto dura aproximadamente 90 minutos e o público poderá conferir um selecionado repertório dos três CDs da banda, Aldeia, Bixiga e Terra Amantiquira.

Além do concerto no Capitólio, os integrantes da banda também promoverão um workshop sobre “A linguagem da Banda Mantiqueira na Música Instrumental Brasileira”, no mesmo dia 13/10, das 15h às 17h, no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga. O workshop será gratuito, terá duração de até duas horas e será realizado no auditório do Conservatório com os seguintes intrumentos: clarinete, saxofone e flauta; trompete, flugelhorn e trombone, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussões.  

Um pouco da história da Banda Mantiqueira:
A idéia veio do Nailor Azevedo, o Proveta, que em 1983 morava em uma república com outros músicos no “Bixiga” em São Paulo. Proveta sempre comentava com os amigos que “a big band é a melhor escola para o aperfeiçoamento do instrumentista pela necessária disciplina que essa formação impõe”. Foi assim que formou com Walmir Gil a Banda Aquarius e depois Sambop Brass, com o trombonista François de Lima. As duas bandas tiveram sucesso nas apresentações, mas por um breve período.

Com confessa influência das orquestras de Severino Araújo, Thad Jones, Count Basie e Duke Ellington, Proveta procurou uma forma de contato com a obra dos grandes compositores brasileiros – Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, entre outros – e passou a escrever arranjos para as composições desses grandes mestres, contando com a imprescindível colaboração do trompetista Walmir Gil e do violonista e contrabaixista Edson Alves. Começaram apresentando-se em bares de São Paulo, sempre com casa lotada. Depois, iniciaram as participações em festivais no Brasil e em países da Europa e Estados Unidos.

Possuem três CDs gravados ao longo da carreira.  O primeiro intitulado Aldeia logrou obter nominação para o prêmio Grammy – a mais alta condecoração da indústria fonográfica mundial – na categoria de Melhor Performance de Jazz Latino, em 1998. Em outubro de 2000, foi lançado o segundo CD, intitulado Bixiga, em homenagem ao bairro paulistano onde moram grande parte dos músicos da banda. O terceiro trabalho chama-se “Terra Amantiquira”, e foi lançado em 2005 pelo selo Maritaca. O CD conquistou o Prêmio TIM de Música – edição 2006 – como Melhor Álbum de Música Instrumental. Nessa mesma categoria, foi indicada e nominada ao Grammy Latino 2006.

Entre as influências dos músicos da banda estão grandes jazzistas como Louis Armstrong, Miles Davis, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, John Coltrane, Phil Woods, J. J. Johnson, Elvin Jones, Herbie Hancock, Ron Carter, Mike Stern e também os brasileiros Formiga, Papudinho, Felpudo, Casé, Moacir Santos, Bolão, J.T. Meireles, Raul de Souza, Maciel, Don Salvador, Maestro Branco, Laércio de Freitas,  Heraldo do Monte, Edson Machado, entre outros. Individualmente, os integrantes exercem intensa atividade nos estúdios de gravação e figuram nas fichas técnicas dos mais importantes discos gravados por uma gama variada de artistas. Compõem, também, bandas que acompanham expressivas figuras do cenário artístico nacional e internacional, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, João Gilberto, Gal Costa, César Camargo Mariano,Djavan, Edu Lobo, Burt Bacharat, Shirley Bassey, Anita O’Day, Joe Williams, Natalie Cole, Júlio Iglésias, Sadao Watanabe, entre outros.

São integrantes da Banda Mantiqueira os músicos: Nailor Azevedo (Proveta) – sax alto e clarinete; Ubaldo Versolato – sax barítono, flauta e píccolo;  Josué dos Santos – sax tenor e flauta; Vinicius Dorin – sax tenor, soprano e flauta; François de Lima – trombone de válvulas; Valdir Ferreira – trombone de vara; Nahor Gomes, Walmir Gil e Odésio Jericó – trompete e flugelhorn; Jarbas Barbosa – guitarra elétrica; Edson Alves – contrabaixo elétrico; Lelo Izar – bateria;  Fred Prince e Cléber Almeida – percussão.

Maiores detalhes e informações no site oficial da banda - www.bandamantiqueira.com.br e no blogwww.bandamantiqueiraemmaringa.blogspot.com


Serviço:
Concerto com a Banda Mantiqueira
13 de outubro, quinta, às 21h, no Theatro Municipal Capitólio de Varginha
Ingressos antecipados a R$10,00 (inteira) e R$5,00(meia entrada),a venda na bilheteria do Capitólio à Rua Presidente Antônio Carlos, 522 – centro (35) 3690 2721
Workshop - “A linguagem da Banda Mantiqueira na Música Instrumental Brasileira”
13/10, das 15h às 17h, no Conservatório Estadual de Música de Varginha, à Praça João Pessoa,137 – centro (35) 3212 9976 – ENTRADA FRANCA – inscrições limitadas

Projeto “BANDA MANTIQUEIRA – TURNÊ NACIONAL – 2011”
Aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com patrocínio da Petrobras.

Contato com a Produção da Banda Mantiqueira: Roberto Bruzadin
(11) 3285-2641 e (11) 9113-1108 - www.bandamantiqueira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua ideia!