Nossa História

AVISO - Está página só foi possível graças a liberação de conteúdo do blog Cambuk - editado por Silva Lemes. Agradecemos sua colaboração!


DEDICADA A HISTÓRIA DE ARTISTA DE CAMBUQUIRA(EM CONSTRUÇÃO)

CLIQUE AQUI para ler um breve texto sobre a história das Bandas!
        
Primeira Banda de Música de Cambuquira

Criada em 1901 por Francisco Eugênio de Azevedo, tendo como maestro José Ricardo (portando um piston), Ernestinho ao saxofone, Alvaro, Djalma, Betinho, Quito, Benjamim Lemes, João Leandro, Niteco, Affonso, Moyses e outros integrantes não identificados. (Foto tirada no Parque das Águas de Cambuquira-MG)

Banda de 1918

(Arq.particular de Rosa Maria Lemes)


No recorte acima, aparecem Télio Barbosa Martins, um desconhecido e Benjamim Lemes.


Conjunto de Serenatas

Com Armando Gardona, José Dias, Dadinho, José Ventura e Otávio Liz 


Nesta foto o Conjunto Serenata se apresentava no Hotel Esperança



Banda da cidade - Anos 20

Nesta foto(conforme informou Rosa Lemes), o menino de bermuda branca e boné à direita é o seu pai, Rolando Lemes. Também está nesta foto, o sr Armando Gardona, vulgo "Coisa Ruim"(aliás avô do Rui Capeta, por coisa do destino). Esse escurinho da direita, embora se pareça com um atual servidor da prefeitura, não é ele, pois a foto foi tirada nos anos 20 provavelmente.



Carnaval dos bons tempos

Na foto acima, uma "banda" de Carnaval formada por músicos da cidade: Sebastião S.Lemes, José Silva, Dodinho, Orlando, Zinho, Biá, Maestro e um terceiro ainda não identificado.(foto da década de 50)

Nesta foto(conforme informou Rosa Lemes) o menino de bermuda branca e boné à direita é o seu pai, Rolando Lemes. Também está nesta foto, o sr Armando Gardona, vulgo "Coisa Ruim"(aliás avô do Rui Capeta, por coisa do destino). Esse escurinho da direita, embora se pareça com um atual servidor da prefeitura, não é ele, pois a foto foi tirada nos anos 20 provavelmente.



Música no Parque

No parque das águas, anos 20, lá estava o maestro com sua batuta a reger a pequena orquestra para dar um fundo musical aquela paisagem inesquecível para muitos que por aqui passaram.


Abertura dos Jogos Abertos de Cambuquira - anos 60



À frente da banda, o jornalista paulista Moupir Monteiro, que foi um dos grande incentivadores dos esportes em nossa cidade, além do Sr. Rafael Lero, dois paulistanos mais cambuquirenses que muitos de nós.
O desfile acima saiu do Hotel Silva e tomava rumo à rua Direita para depois ir para o CTC - Cambuquira Tênis Club.


 José Vieira Brandão

Pianista, compositor, regente e professor nasceu em Cambuquira (MG) em 26 de setembro de 1911. Aos sete anos, transferiu-se para o Rio de Janeiro , onde em 1924, ingressou no Instituto Nacional de Música. Diplomou-se em 1929, obtendo a Medalha de Ouro. Três anos depois já estava no Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, do Rio de Janeiro.
Fez aperfeiçoamento em piano com Marguerite Long.
Em 1934, fundou o Madrigal Vox do Conservatório Brasileiro de Música, do qual foi o regente até 1945. Fez recitais no Brasil e no exterior. Tornou-se professor de regência no Conservatório de Canto Orfeônico, a partir de 1943. Entre 1945 e 1946, foi bolsista da University of Southern California, em Los Angeles, período em que além de estudar os diversos sistemas de educação musical utilizados pelas escolas norte-americanas, regeu o conjunto coral daquela universidade, o Madrigal Singers, além de realizar várias palestras e recitais em diversas cidades norte americanas. Foi quem representou o Brasil na Bienal de Educadores Musicais em Cleveland, EUA, em 1946. No ano seguinte, retornou ao Brasil, dedicando-se à composição e atuando também como regente de corais, como os do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico e do Conservatório Brasileiro de Música , do Rio de Janeiro. Fez parte do Serviço de Educação Musical e Artística da Prefeitura do antigo Distrito Federal. Docente Livre de Piano na Escola Nacional de Música, a partir de 1950. Em 1956, assumiu o cargo de Técnico em Educação Musical e Artística junto à Secretaria Geral de Educação e Cultura do Rio de Janeiro. Foi fundador da Cadeira n. 36 da Academia Brasileira de Música.
OBRAS PRINCIPAIS:
Ópera Máscaras (1959) Música orquestral Fantasia concertante para piano e orquestra (1937- 1959) Máscaras (1959) Música de câmara Trio (1961) Quarteto n. 1 (1944-1951) Quarteto n. 2 (1958-1960) Choro (1945) Música instrumental Minueto (1926) Serestas n. 1 e 2 (1942) Suite n. 1 (1940) Única seresta (1948) Valsa scherzo (1937) Sonata para violoncelo e piano (1954-1955) Música vocal Adivinhação Cussaruim Prequeté Só Silêncio Soneto inglês Canto do aviador brasileiro Trem de ferro Missa de Páscoa.

Faleceu no Rio de Janeiro em 17 de Julho de 2002, deixando esposa e filhos.
Infelizmente a cidade não teve a oportunidade de ouví-lo.
Este foi um cambuquirense de sucesso. Isso não podemos negar. 

Embora póstumas, Nossas congratulações!
Fonte:
 UFMG / Movimento.com / Portal Todo Coro, etc.
Abaixo uma Aria de Bach com Arranjos de José Vieira Brandão:
Apresentação do Coral Harte Vocal na Sala Cecília Meirelles em 14 de dezembro de 2007 :

http://www.youtube.com/watch?v=PP_0yMgnE-Y (Acesse e assista no YouTube)








EM CONSTRUÇÃO!!!