sábado, 1 de outubro de 2011

Eventos

Maior festa de congada do sul de Minas em Cambuquira


Foto: Divulgação

Começa neste fim de semana a maior festa cultural e religiosa de influência africana de todo sul de Minas. É a Festa de Congada, que acontece em Cambuquira e este ano pretende reunir mais de 6 mil pessoas, além de 10 grupos de congada de várias cidades da região. A festa, que tem mais de 100 anos na cidade, voltou com força total ano passado, após ter ficado algum tempo desativada. O apoio da prefeitura, fez com que a Associação Cultural Afro Cambuquirense colocasse novamente os grupos na rua para a mais tradicional manifestação da cultura popular de Cambuquira. Voltaram então a se apresentar os Grupos: São Benedito e Irmandade Nossa Senhora do Rosário. Só o grupo São Benedito, tem mais de 50 anos de existência.
Além dos grupos da cidade, são esperados para a festa grupos de Jesuânia, Lambari, Campanha, São José do Alegre, Três Pontas, Conceição do Rio Verde, Caxambu, Boa Esperança, Monsenhor Paulo e Lorena.
A festa começa nesta sexta-feira (30), às 18h, com um terço na igreja do Rosário. As 19h30 haverá missa, às 20h apresentação dos grupos de Congada de Cambuquira e às 23h, show com o grupo Acordes, também da cidade.
No sábado, 1º de outubro, além das apresentações dos grupos de congada e das várias atividades programadas para divertir as crianças ao longo do dia, a noite promete um grande show com a banda de pagode “Samprazer”.
No domingo a festa começa às 8h30, com encontro de violeiros, às 10h tem concentração de todas as 11 congadas em frente ao Parque das Águas; ao meio dia, um almoço de confraternização entre os grupos, que acontece no Cambuquira Tênis Clube (CTC) e às 14h a descida do reinado pelas ruas da cidade, que é o ponto alto da encenação típica das congadas. Para encerrar as comemorações do fim de semana, a noite, a partir das 21h tem show com o grupo de forró “Os morenos” e às 22h, diretamente do Rio de Janeiro, “Betinho Junior”.
A festa é aberta ao público e acontece ao lado da Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Cambuquira. As atividades continuam na próxima semana.  
A Congada: A congada nasceu no Brasil, mas sal base cultural foi trazida da África e aqui se misturou com os festejos da cultura indígena e branca. Incorporou santos católicos como uma forma de coexistir com a igreja na época em que o culto aos orixás eram proibidos para os escravos. Surgiu no Brasil com a vinda dos povos de origem banto, da região do Congo, por isso o nome.

3 comentários:

  1. Nossa cultura deve ser preservada, mas igualmente devem respeitar as pessoas. A cidade inteira não conseguiu dormir no último fim de semana, principalmente depois do congo, um pagode muito alto e um funk prá lá de triste.O pior da história é que aquele que deveria zelar pela Lei e respeitar os direitos dos outros estava no comando, o "caca".
    Deve lembrar ele que ano que vem tem eleição e essa barulheira tira voto. Ou, se tira!!!!
    O promotor de justiça deve agir se isso se repetir.

    ResponderExcluir
  2. ESSA CIDADE ESTÁ VIRANDO TERRA DE NINGUÉM!!!

    ResponderExcluir
  3. cidade boa d morar ruim para quem nao sabe aproveitar

    ResponderExcluir

Sua ideia!