Dezesseis profissionais entre músicos, escultores, pintores e afins se reuniram para produzir, transmitir e vender cultura em Varginha. O primeiro passo foi criar uma empresa. Tudo formalizado, dentro do que a contabilidade impõe ao artista para ele se tornar contribuinte e ser visto como cidadão pelo governo. Em seguida, buscaram um local para trabalhar. Encontraram um belo casarão, surgia o Centro de Cultura Contemporânea. Para os íntimos, o C3.
Acordo com os sócios, a empresa surgiu por uma necessidade básica que faltava não só na cidade, como na região. Eles querem formar e valorizar artistas. Aberto há apenas duas semanas, o centro recebe em média 20 pessoas por dia. “Curiosos, alunos, o apoio de todos está sendo muito grande, muitas ligações parabenizando pela iniciativa, e isto é o mais legal”, diz o maestro Cassiano Maçaneiro, um dos idealizadores do projeto.
“Nós saímos da cidade para estudar arte, voltamos por causa dessa necessidade e já que queremos ficar aqui, paramos de falar que ‘alguém’ deveria criar um espaço como esse e resolvemos agir,” diz Cassiano. Ele informa que, no C 3 será possível estudar música, ver exposições de artistas da cidade, fazer cursos de literatura, pintura, artes plásticas, filosofia, psicologia etc. “Uma biblioteca estará disponível para todos, um espaço aberto para discussão. Vamos questionar o que é cultura, quem a financia”, informa.

Programação de fevereiro
A primeira exposição começou na quarta-feira 9, de trabalhos da fotógrafa Thalia Fersi. Na última semana de fevereiro serão realizados workshops gratuitos todos os dias. Na sexta-feira (26), o workshop será com o guitarrista de jazz Sandro Nogueira. “O ingresso vai custar R$20,00. Professores e alunos de música pagam meia entrada” completa Cassiano.
As matrículas estão abertas para todos interessados. O atendimento é das 9h às 22h.
Talvez Cambuquira precisasse de mais pessoas interessadas em projetos assim, mas como? Sem apoio?Simples?! Basta juntar todos os Músicos e Artistas e sentar pra criar. Não, infelizmente não é tão simples assim, é preciso muito mais que força de vontade, Cambuquira não tem nada relacionado a cultura! Tem? Mas esperar que alguém láhhh da prefeitura faça algo, rsrsrs... Só em época de eleição, ou nunca!
Estão matando a Cultura daqui sem promessas e sem razão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua ideia!